O Observatório

O QUE É UM OBSERVATÓRIO DO TURISMO?

Um Observatório do Turismo constitui-se em ferramenta de acompanhamento e monitoramento, fundamental na análise e comportamento do turismo de uma determinada localidade turística, através de informações contidas no mesmo, sobre o setor do turismo e afins, divulgadas com regularidade.

Trata-se de um espaço virtual que oferece dados, informações de mercado, atualizadas, baseando-se em análises de séries históricas e de previsão de tendências econômicas, subsidiando, desta forma, os seus consumidores. Consiste o instrumento, portanto, em fonte de consulta para aqueles que possuem interesse em acompanhar, investir no setor do turismo, bem como monitorar a evolução da atividade turística. Embasa o planejamento, as decisões empresariais e a construção de políticas públicas de um destino turístico.

PÚBLICO-ALVO

O setor público e iniciativa privada, bem como gestores do turismo, pesquisadores, investidores, profissionais do setor, estão entre aqueles que consomem as informações contidas no referido Observatório.

OBJETIVO

O objetivo fundamental de um Observatório do Turismo é apontar diretrizes para a promoção do desenvolvimento socioeconômico, através do setor do turismo, ampliando o desempenho de atividades relacionadas ao setor, com ações que fomentem o mercado e o fluxo turístico.