Análise de indicadores de desempenho do turismo

Janeiro 2021

Os números da taxa média de ocupação dos meios de hospedagem apurados no mês de janeiro indicam um crescimento gradual, com uma variação positiva de 6,55% em relação ao mês de dezembro de 2020. Contudo, ao comparar com janeiro de 2020, nota-se que a recuperação até então permanece distante, haja vista que o mesmo mês deste ano aferiu 56,6%, enquanto que em 2020 registrou 76,42%.

Observa-se que desde o início da pandemia, o número de veículos que transitaram nas praças de pedágios foi crescente. Todavia, em janeiro de 2021 houve uma discreta variação negativa de 4,7% em relação a dezembro de 2020. Essa variação se justifica em razão da segunda onda do coronavírus, que freou o ritmo crescente de recuperação.

No mês de janeiro de 2021 o fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista) foi de 813.077, apresentando uma clara recuperação se comparado ao mês anterior, o qual registrou um fluxo de 603.893  passageiros, representando 34,6% de aumento. Entretanto, esse número está bem abaixo do que foi apurado no mesmo período do ano anterior, que apresentou 1.179.272 passageiros.  Quanto aos voos internacionais, houve um aumento de 04 voos no mês de janeiro em relação a dezembro/2020. No mês de janeiro foram registrados 11 voos da TAP, 07 da Air Europa e 05 da Aerolíneas Argentinas.

Em relação ao fluxo de passageiros e veículos do Sistema Ferry Boat – Travessia São Joaquim – Bom Despacho, bem como número de passageiros que utilizaram catamarãs para Morro de São Paulo observa-se que no mês de janeiro, ambos registraram crescimento em relação a dezembro/2020. O sistema Ferry-Boat apontou crescimento de 4,5%, enquanto que a Travessia Morro de São Paulo cresceu 10,1%.

Os indicadores do turismo têm apresentado nos últimos meses uma tendência ascendente. Todavia, o aumento dos casos da Covid-19 desacelerou o processo de crescimento. A vacinação da população, já em andamento, contribuirá no processo de retomada da atividade turística no estado.